· Em primeiro lugar: entenda direito o que o professor quer. Ouvir e anotar corretamente a proposta da pesquisa é fundamental. Pergunte, se tiver dúvidas. Muitas vezes a pesquisa é mais fácil do que você pensa. Por isso é tão importante anotar tudo e saber escutar. Preste atenção!
· O lugar principal de pesquisa na Internet é o Google. Lá, você pode encontrar muitas coisas interessantes, mas também coisas erradas. Qualquer um hoje em dia pode ter uma página de internet e escrever muitas bobagens. Antes de copiar e colar o primeiro texto que encontrar, preste atenção na página de onde ele veio, sobre o que é esta página, quem é o autor, o que mais ele costuma escrever. Se não fizer isso, corre sério risco de entregar um trabalho errado, tirar um zero e o pior, aprender errado.
· Procure de várias fontes diferentes até encontrar um texto adequado. Leia para ver se é algo absurdo, ou se a maioria dos textos está informando a mesma coisa, ou dando informações parecidas. Não acredite em tudo o que vê na internet ou em qualquer outro meio de comunicação. Compare, pergunte, debata. Pergunte a algum colega, a um adulto da família. A internet não é dona da verdade.
· Alguns sites costumam ter informações bastante confiáveis, como os de universidades, os de governos (terminados com .gov), os ligados ao MEC (ministério da Educação), os ligados às secretarias de educação, os de empresas de comunicação conhecidas e os escolares.
· Depois que você reunir as informações necessárias, leia-as e saiba do que está falando. Imprimir um trabalho e entregar ao professor sem ler não é legal, porque ele pode pedir que você explique, e você não vai saber o que dizer. Evite textos muito repetitivos, ou imprimir vários textos falando a mesma coisa só pra fazer quantidade. Professor não quer isso, e é cansativo para ler.
· A moça ou o rapaz da lan house não são a pessoa mais adequada a realizar seu trabalho. Não entre neste erro, pois eles são apenas donos ou funcionários do estabelecimento, e não estão interessados se você vai aprender ou não. Procure você mesmo, leia e pergunte ao professor se tiver alguma dúvida.
· Às vezes, temos acesso a salas de leituras dentro da própria escola ou comunitárias. Pergunte! Na sala de leitura ou biblioteca, você tem muito mais segurança para fazer suas pesquisas e as fontes são confiáveis. Não é difícil, basta você se comunicar com a pessoa certa. Se informe na sua escola se você pode usar estes espaços, mesmo que fora do seu horário para fazer as pesquisas de que precisa. Seu trabalho será muito mais rico e você vai aprender muito mais.
f2
ResponderExcluir